O nosso telhado verde

tv

Aqui na nossa casinha perto da grande pedra na qual a água faz barulho (ou em tupi Itaipuaçu, RJ) estamos pensando em construir um pequeno telhado verde de 4,5 x 1,5 m para cobrir a área da churrasqueira. O telhado vai ser de meia-água com caimento ainda não definido. Para complicar o desenho do projeto ter que ser incorporada a chaminé da churrasqueira que vai sobressair do telhado.

Para dar mais vontade ainda de entrar neste projeto coloco aqui uma descrição básica do telhado verde (fonte: http://ambientalistasemrede.org/aprenda-a-fazer-seu-proprio-telhado-verde/). No mesmo site tem um passo a passo com fotos:

 O telhado verde proporciona um ambiente muito mais fresco do que outros telhados, mantendo o edifício protegido de temperaturas extremas, especialmente no verão, reduzindo em até 3°C. Em ambientes extremamente artificiais como o urbano, promovem o reequilíbrio ambiental, trazendo os benefícios da vegetação para a saúde pública e a biodiversidade, quando com plantas nativas do local. O teto verde também mantém a umidade relativa do ar constante no entorno da edificação, forma um microclima e purifica a atmosfera no entorno da edificação, formando um micro-ecossistema. Contribui no combate ao efeito estufa, aumentando o sequestro de carbono da atmosfera e ao mesmo tempo traz mais harmonia, bem estar e beleza para os moradores e/ou ocupantes da edificação. As plantas e a terra do telhado verde funcionam como um filtro natural da água, que pode ser armazenada ainda mais limpa, para depois ser usada na irrigação do jardim, nas bacias sanitárias, no chuveiro e, em regiões mais áridas, até para cozinhar e beber.

Analisamos aqui componente por componente as possibilidades construtivas que apareceram na rede.

Estrutura

A  estrutura seria composta  por pernas, terças, caibros e tábuas 30 x 1 cm

telhp           telh

Camadas sucessivas

Projeto base (de baixo para cima):

  • manta impermeabilizante e antiraízes
  • camada drenante
  • camada filtro finos
  • substrato
  • vegetação

cobertura-verde-_como_montar

Projeto reduzido:

  • manta impermeabilizante e antiraízes
  • geotêxtil drenante (bidim?)
  • substrato
  • vegetação

aec295-88-jardim2

Pergunta: será que o geotêxtil vai dar conta de drenar a chuva infiltrada?

O risco é a saturação do substrato com um excesso de escoamento superficial que pode dar uma macro-erosão com perda de material e de nutrientes.

Manta impermeabilizante

A função anti-raiz é absolvida por um aditivo químico que os produtores definem como “atóxico” . Elas podem ser um forma de mantas propriamente dita ou em forma de emulsão asfaltica.  Acho as segundas mais interessantes por não precisar colagem com lança-chamas e pela possibilidade de se aplicar à madeira também. Tem uma que já vem com aditivo anti-raiz: http://www.lwartimpermeabilizantes.com.br/p/emulsao-asfaltica-base-agua-lw-hidroasfalto-anti-raiz

(to be continued…)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s